Ensino como formação técnica e política para o exercício da função social da Arquitetura: resgate da experiência de Mayumi Watanabe de Souza Lima em São Carlos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.172777

Palavras-chave:

Mayumi Watanabe de Souza Lima, Ensino de Arquitetura, Equipamentos públicos

Resumo

Este artigo trata da atuação docente da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), entre 1987 e 1994, no então Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), hoje Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), assunto pouco documentado, mas ainda presente na memória de seus alunos e colegas de profissão. Após o resgate de sua trajetória e seu posicionamento frente ao ensino e produção de arquitetura, aponta-se a indissociabilidade entre sua atuação como arquiteta e como professora, sempre orientada para o projeto de equipamentos de caráter público e social, pensados em rede e a partir da investigação das possibilidades técnicas e de produção da arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Borges Araujo Frota, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e Urbanista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Aline Coelho Sanches, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e Urbanista, Professora doutora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Referências

ALIAGA FUENTES, Maribel. Mayumi e Sérgio Souza Lima: os blocos residências da Vila São Miguel. In: X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL ARQUITETURA MODERNA E INTERNACIONAL: conexões brutalistas 1955-75, 2013, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2013.

ALIAGA FUENTES, Maribel. Três pioneiras no cerrado. In: Fernando Serapião, Catherine Otondo (org.) Onde estão as mulheres arquitetas?. São Paulo: Monolito, 2017, p. 80-82.

ALIAGA FUENTES, Maribel. Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BONDUKI, Nabil Georges. Arquitetura para educar. Folha de São Paulo. São Paulo, março de 1996. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/3/08/caderno_especial/16.html>. Acesso em: 29/11/2019.

BUITONI, Cássia Schroeder. Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para a educação. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CEDEC/EMURB. Caderno 1: Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários; Caderno 2: Canalização de córregos; Caderno 3: Espaços Educacionais: EMEI e EMPG; Caderno 4: Mobiliário Urbano. São Paulo: Emurb, 1991-1992.

CERÁVOLO, Ana Lúcia. Paulo de Camargo e Almeida: Arquitetura Total na trajetória de um arquiteto brasileiro. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.

COMISSÃO DA VERDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Relatório final volume 5: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1J73t6qk0XnXX2E-yPrRQYlmohSxRO9v9. Acesso em 18 setembro 2020.

KOURY, Ana Paula. Arquitetura construtiva: Proposições para a produção da arquitetura no Brasil (1960-1970). Revista Projeto História, São Paulo, n.34, p. 189-203, jun. 2007.

LEFÈVRE, Rodrigo. Notas de um estudo sobre os objetivos do ensino de arquitetura e meios para atingi-los em trabalho de projeto. São Paulo: (mimeo) FAUUSP, 1978.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Entrevista. In: PEDREIRA, Lívia Álvares. Espaço da utopia. Revista Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, n. 5, p. 31-4 abr. 1986.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza (coord). Espaços educativos – uso e construção. Brasília: MEC/CEDATE, 1988.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. A Cidade e a Criança. São Paulo: Nobel, 1989.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. A Contribuição do Cedec/Emurb à Cidade. Revista Construção São Paulo, São Paulo, n. 2345, p. 12-3, 1993.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Equipamentos Coletivos e Públicos: Educação e Saúde – anotações de aula. Apostila. São Carlos: EESC-USP, 1992.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Arquitetura e Educação. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Escolha de material técnico e sistemas construtivos destinados à produção de habitação popular e de condições de habitablidade. Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP. Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, n.12, p. 118-130, 2002.

MENEGOZZO, Carlos Henrique Metidieri [org.]. Centro Sérgio Buarque de Holanda: Guia do acervo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.

MARINHO, Gabriela. Momento da razão. Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, n. 5, p. 36-7, Abr. 1986.

PINTO, Gelson de Almeida. Prática do projeto no ensino de arquitetura: investigação sobre algumas experiências - São Paulo - 1958/1985. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1989.

PRONSATO, Sylvia Adriana Dobry. Para quem e com quem: Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Tese (Doutorado) – Faculdade de arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

SILVA, Joana Mello de Carvalho e. Arquitetura e política. In: Fernando Serapião, Catherine Otondo (org.) Onde estão as mulheres arquitetas?. São Paulo: Monolito, 2017, p. 87-90.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Frota, B. B. A., & Sanches, A. C. (2021). Ensino como formação técnica e política para o exercício da função social da Arquitetura: resgate da experiência de Mayumi Watanabe de Souza Lima em São Carlos. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.172777

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Dados de financiamento