Novo Mercado de São Brás: o discurso do declínio urbano e a apropriação do patrimônio
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.190048Palavras-chave:
Requalificação urbana, análise do discurso, Novo Mercado de São BrásResumo
O artigo objetiva identificar e analisar os discursos que embasam a produção (simbólica e material) do espaço no âmbito do projeto de requalificação urbana e patrimonial “Novo Mercado de São Brás”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belém (PA). Para isso, utilizou-se o método de análise do discurso, que busca revelar o corpo significativo deste equipamento de importância histórica em uma perspectiva que o considera um espaço privilegiado de produção e de confronto de sentidos, muitos destes impostos por estruturas e sujeitos discursivos dominantes nem sempre explícitos.
Downloads
Referências
AMARAL, O.; CASTRO, F; COSTA, A. Marca Amazônia: estratégias de comunicação publicitária, ambientalismo e sustentabilidade. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v. 10, n. 3, p. 105-118, set. 2015.
BARROS, T. Por uma metodologia do discurso: noções e métodos para uma análise discursiva. In: BARROS, T. Uma trajetória da arquivística a partir da análise do discurso: inflexões histórico-conceituais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 73-95.
BELÉM (Município). Prefeitura Municipal de Belém. Edital Manifestação Pública de Interesse. Belém, 2018. Disponível em: www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=18&conteudo=4815. Acesso em: 12 dez. 2019.
BELÉM (Município). Prefeitura Municipal de Belém. Memorial Justificativo Mercado. Belém, 2019a. Disponível em: http://codem.belem.pa.gov.br/index.php/consulta-publica-mercado-de-sao-bras/. Acesso em: 26 jan. 2021.
BELÉM (Município). Prefeitura Municipal de Belém. Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Ata da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano CDU/BELÉM. Belém, 2019b. Disponível em: https://docplayer.com.br/171015571-Prefeitura-municipal-de-belem-conselho-municipal-de-desenvolvimento-urbano-cdu-belem.html. Acesso em: 15 dez. 2019.
BELÉM (Município). Prefeitura Municipal de Belém. Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém. Ata da 11ª Reunião do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Belém. Belém, 2019c. Disponível em: http://www.cinbesa.com.br/site/wp-content/uploads/ATA-REUNIAO-CONS.-MUNIC.-DE-PROT.-DO-PATRIM.-CULTURAL-19.02.20191.pdf. Acesso em: 19 dez. 2020.
COSTA, E. Refuncionalização de patrimônio cultural e a nova racionalidade da organização socioespacial em núcleos urbanos tombados. Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 6, n. 2, p. 53-73, 2008.
DERENJI, J. Mercado de São Brás. São Paulo, [2020]. Disponível em: http://www.usp.br/cpc/v1/imagem/download_arquivo/mesa_2_2_jussara_derenji.pdf. Acesso em: 1 abril 2021.
FLÁVIO, L. Zenaldo entrega Mercado de São Brás a Rômulo Maiorana Jr. Diário Online. Belém, 2 ago. 2020. Disponível em: https://dol.com.br/noticias/para/600011/zenaldo-entrega-mercado-de-sao-bras-a-romulo-maiorana-jr?d=1. Acesso em: 18 out. 2020.
LEFEBVRE, H. La production de l’espace. 4. ed. Paris: Anthropos, 2000.
LEITE, R. P. Patrimônio e consumo cultural em cidades enobrecidas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 79-89, jul./dez. 2005.
MESQUITA, D. Prefeitura lança o programa “Desenvolve Belém” visando ao crescimento da cidade. Agência Belém. Belém, 7 dez. 2018. Disponível em: http://agenciabelem.com.br/Noticia/159662/prefeitura-lanca-o-programa-desenvolve-belem-visando-ao-crescimento-da-cidade. Acesso em: 1 ago. 2019.
PANTOJA, L. Mercado de São Brás e seu entorno: tramas e sentidos de um lugar. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2017.
PEIXOTO, P. A corrida ao status de Patrimônio mundial e o mercado urbano de lazer e turismo. Veredas: Revista Científica de Turismo, ano 1, n. 1, p. 23-45, jul. 2002.
PREFEITURA de Belém e Roma Incorporadora assinam contrato para revitalização do Mercado de São Brás. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Roma News. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0ek3ysNd9Yc. Acesso em: 18 out. 2020.
SEVERO, F. Espaço arquitetônico e espaço turístico: memória, história e simulacros. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO NO MERCOSUL, 2., 2004, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2004.
VAINER, C. Megaeventos, cidade de exceção e democracia direta do capital: reflexões a partir do Rio de Janeiro. In: VAINER, C; SÁNCHEZ, F; OLIVEIRA, F. (org.). Os megaeventos e a cidade: perspectivas críticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.
VELOSO, M. O fetiche do patrimônio. Habitus: Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 437-454, jan./jun. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adailson Soares Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).