O Art-Déco nas estações ferroviárias brasileiras: o estilo moderno e o modal em declínio (1930-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.194582

Palavras-chave:

Patrimônio ferroviário, estações ferroviárias, ferrovia

Resumo

Esta reflexão tem como objetivo analisar a presença da linguagem Art-Déco na arquitetura das estações ferroviárias brasileiras. A falta de estudos específicos sobre esse tema justifica a sua realização. Para tanto, foi realizada uma breve revisão historiográfica, destacando as características do estilo Art-Déco e sua manifestação na arquitetura brasileira em diferentes localidades e tipologias. Para embasar o entendimento do período e da forma como essa linguagem foi aplicada nas construções ferroviárias de algumas empresas brasileiras, foram apresentados exemplos de estações nesse estilo por meio de um quadro contendo imagens e breves descrições. Espera-se que os resultados obtidos nesta análise contribuam para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o tema, pois, ao centrar-se nele, o texto não objetiva esgotá-lo, pelo contrário, procura abrir caminho para uma discussão que ainda está por ganhar corpo e elucidar diversos pontos que, nesse sentido, precisam ser iluminados.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Bacani Ribeiro, Universidade de São Paulo

    Doutorando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) na área de concentração história e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.

     

     

     

  • Antônio Soukef Junior, Universidade Federal de Pelotas

    Professor Convidado no PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Professor titular e pesquisador do Programa de Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo da UNIVAG Centro Universitário até abril de 2023. Professor do Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM FAAM Centro Universitário entre janeiro de 2014 e junho de 2018. Editor da InSitu Revista de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano do FIAM FAAM Centro Universitário de janeiro de 2015 a junho de 2018. Professor do curso de Arquitetura do FIAM-FAAM Centro Universitário entre agosto de 2002 e junho de 2018. Representante suplente do Centro Universitário FIAM FAAM, na Comissão de Proteção a Paisagem Urbana, da Prefeitura Municipal de São Paulo- CPPU/PMSP (2015-2017). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP (1988), Mestrado (1999), Doutorado (2005), Pós-doutorado com bolsa FAPESP (2010), pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Experiência na área de Restauração do Patrimônio Histórico e Arquitetônico. Autor dos seguintes livros: Estação Júlio Prestes (1997); Cem Anos Luz (2000); Sorocabana: uma saga ferroviária (2001); Avenida Paulista: a síntese da metrópole (2002); Os cinco órfãos: Lar Sírio - Transformando histórias (2005); Os produtos de cimento na construção do Brasil (2005); Leopoldina Railway Company: 150 anos de ferrovia no Brasil (2005); Os espaços do Sagrado (2006); Empreendimentos ferroviários britânicos no Brasil (2010); A Companhia City e a urbanização de São Paulo (2010), A Ingleza e o Inglês: A São Paulo Railway e Charles Robert Mayo (2013) e A Preservação dos Edifícios da São Paulo Railway em Santos e Jundiaí (2013). Entre agosto de 2011 e março de 2014 trabalhou na Companhia Paulista de Obras e Serviços - CPOS no gerenciamento de projetos que envolvem preservação e restauro de bens públicos do Estado de São Paulo

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Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Dados de financiamento

Como Citar

Ribeiro, E. B., & Soukef Junior, A. . (2023). O Art-Déco nas estações ferroviárias brasileiras: o estilo moderno e o modal em declínio (1930-1950). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.194582