A deriva: superação da arte ou obra de arte?

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DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.200073

Palavras-chave:

deriva

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre a deriva situacionista e certas práticas artísticas contemporâneas as quais tem como princípio comum o andar como prática estética. Nosso objetivo não é discutir o valor das experiências artísticas que se reivindicam da deriva situacionista, ou que são relacionadas ao ideário da Internacional Situacionista pela crítica, mas esclarecer a origem e os princípios que animaram os jovens letristas e situacionistas em suas incursões urbanas.

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Biografia do Autor

  • Anselm Jappe, Accademia di Belle Arti de Sassari

    Filósofo e ensaísta nascido na Alemanha, fez seus estudos na Itália e na França onde é professor da Accademia di Belle Arti de Sassari, na Itália, e no Collège International de Philosophie, em Paris. Ex-membro do Grupo Krisis, é um teorizador da nova crítica do valor e especialista na obra de Guy Debord. Em 1993, publicou Guy Debord, lançado no Brasil pela editora Vozes (1999), livro com grande repercussão traduzido em seis línguas. Na França, entre diversos ensaios, publicou coletânea de textos sobre Guy Debord e a Internacional Situacionista, L’avant-garde inacceptable (2004), traduzida em português sob o título Uma conspiração permanente contra o mundo (Lisboa: Antígona, 2014). Sobre a crítica do valor, publicou os livros As aventuras da mercadoria (Lisboa: Antígona, 2006) e Crédito à morte (São Paulo: Hedra, 2013).

Referências

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Jappe, A. (2022). A deriva: superação da arte ou obra de arte? (R. N. Lima & C. R. M. de Andrade , Trads.). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 20, 247-254. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2022.200073