Ferrovias, desenvolvimento urbano e questões do patrimônio no Brasil: o caso de Patos-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.211019

Palavras-chave:

história urbana, urbanização, patrimônio cultural

Resumo

O objetivo é discorrer sobre o desenvolvimento econômico, social e urbano de Patos-PB no decorrer da instalação da linha férrea na cidade. Nas primeiras décadas do século XX, Patos ocupou posição destacada dentro da economia regional, tendo sua industrialização atrelada à cultura do algodão, tornando-se atraente para instalação da ferrovia. O trabalho aborda essa história e suas interfaces com o desenvolvimento urbano, por meio de uma linha cronológica das principais transformações e seu impacto para a população, para refletir sobre o patrimônio e sua combinação com as pautas urbanas. Percebe-se com este estudo que a desvalorização e a degradação das estruturas ferroviárias contribuem, de certo modo, para a desconexão entre os remanescentes do passado e o tecido urbano do presente. Desconexão essa que poderia ser contraposta favorecendo a interação e engajamento dos diferentes atores sociais tanto nos processos de planejamento, quanto na formulação das políticas de preservação do patrimônio cultural.

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Biografia do Autor

  • Cristina de Campos, Universidade São Judas Tadeu

    Cientista Social, Professora da Universidade São Judas Tadeu,

  • Eneida de Almeida, Universidade São Judas Tadeu

    Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP.

  • Bruno Fontes Almeida, Universidade São Judas Tadeu

    Arquiteto e Urbanista, Doutorando na Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Campos, C. de, Almeida, E. de, & Almeida, B. F. (2023). Ferrovias, desenvolvimento urbano e questões do patrimônio no Brasil: o caso de Patos-PB. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.211019