Habitação e design: um estudo comparativo entre residências em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, e Columbia, Missouri, E.U.A.

  • Sandra Christina Gressler
Palavras-chave: Casa, Brasil, Estados Unidos da América

Resumo

O presente artigo procura apontar os fatores que influenciam a forma da casa. Explora o uso e significado da casa; a mulher na casa; a organização do espaço doméstico; a estrutura familiar, clima e topografia como fatores modificantes. Através de entrevistas, observações e análise de plantas baixas foram investigadas amostras de residências das cidades de Dourados, Brasil e de Colúmbia, Estados Unidos. O estudo evidenciou que as características culturais físicas, fatores socioculturais, sociopolíticos e econômicos influenciam a forma da casa. Pode-se afirmar que a forma da casa é determinada através dos fatores que criam a singularidade de cada grupo cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-01-01
Como Citar
Gressler, S. (2007). Habitação e design: um estudo comparativo entre residências em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, e Columbia, Missouri, E.U.A. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), (5), 63-79. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i5p63-79
Edição
Seção
Artigos e Ensaios