Negociação urbana, arte e a produção do espaço público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i5p113-127Palavras-chave:
arte, ação participativa e colaborativa, negociações urbanasResumo
Urban Negotiations são estratégias artísticas que encontram possibilidades para a arte se engajar no meio urbano. São ações colaborativas e participativas na produção do espaço público e do privado. "An Artwork for an Imperfect World" é um trabalho colaborativo entre a Galeria Temple Bar, a ONG Merchants Quay Ireland e pessoas sem-teto. Por um tempo a galeria se tornou anfitriã, um lugar de hospitalidade, onde cada jantar foi servido a partir de uma van redesenhada. A obra agora funciona como uma unidade móvel de intercâmbio de necessidades nas ruas de Dublin. "Nomadic Kitchen" é uma iniciativa de arte intersticial que se engaja em processos de negociação do meio urbano com residentes de Vila Nova, São Miguel Paulista (São Paulo, Brasil). A estrutura funciona como um lócus onde residentes se autogovernam e desenvolvem meios criativos e flexíveis de construir um contexto para viver. A estrutura de "Nomadic Kitchen" é flexível, fluida e adaptável a diferentes ocasiões e contextos. Decisões urbanas sobre a produção do espaço público e social são realizadas durante o preparo da comida, o comer e o encontrar na Nomadic Kitchen. Essa estrutura intersticial se torna um lugar de diálogo enquanto são definidas as condições que determinam o espaço público e o privado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).