Os monumentos e sua reprodutibilidade: mídias e valores

Autores

  • Eliane Lordello Universidade Federal de Pernambuco; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano
  • Norma Lacerda Universidade Federal de Pernambuco; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i6p35-48

Palavras-chave:

monumentos, mídias, valores

Resumo

O objetivo central do texto é refletir sobre o conceito de monumento e sua reprodutibilidade, realizada mediante a difusão de registros fotográficos, fortemente potencializada pelos sites. Para orientar a análise, partiu-se desta hipótese: a coletivização dos monumentos não desfaz o encantamento da sua presença física, significando que não concorre com a arquitetura, compreendida como uma realidade cuja efetuação é o espaço. Para mostrar a pertinência da hipótese, o texto discorre sobre o conceito de monumento, chama a atenção para os novos suportes da mídia e seu poder de popularizar o monumento, e mostra como são geradas as imagens magnéticas antes mesmo da concretização da arquitetura.

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Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Lordello, E., & Lacerda, N. (2007). Os monumentos e sua reprodutibilidade: mídias e valores. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 6, 35-48. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i6p35-48