A problemática socioambiental na formação do arquiteto: perspectivas e desafios apontados por um estudo do currículo de um curso de arquitetura e urbanismo

Autores

  • Alessandra Pavesi Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Metodologia de Ensino
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Metodologia de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i7p107-122

Palavras-chave:

environmental crises, education, architecture and urbanism

Resumo

Neste trabalho discutem-se alguns dos efeitos que a problemática socioambiental, em sua definição contemporânea, vem produzindo na concepção do perfil profissional do arquiteto, no processo de sua formação e, em última análise, no currículo dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo. A discussão tem em seu âmago argumentações e experiências de um grupo de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). A interpretação de suas falas provê um quadro de elementos e condições que atestam a natureza complexa e problemática da ambientalização curricular.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Pavesi, A., & Freitas, D. de. (2008). A problemática socioambiental na formação do arquiteto: perspectivas e desafios apontados por um estudo do currículo de um curso de arquitetura e urbanismo. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 7, 107-122. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i7p107-122