Simmetrie euritmiate: o Duomo de Milão sob o olhar de Cesare Cesariano

Autores

  • Ana Paula Giardini Pedro Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i8p4-20

Palavras-chave:

Vitrúvio, homo ad quadratum e ad circulum, comodulação

Resumo

Frente à elaboração da tradução comentada ao De Architectura (1521), Cesare Cesariano interpreta a symmetria vitruviana fundamentando-se no Duomo de Milão, um edifício do trezentos. O tradutor-comentarista desenvolve um sistema de comodulação para o edifício alicerçado nas geometrias do triângulo, quadrado e círculo. O estudo das imagens apresentadas por Cesariano permite desobscurecer graficamente o triplo sistema que rege a construção da ichnographia, orthographia e scaenographia do Duomo. O conúbio estabelecido entre os desenhos do edifício e essas formas geométricas revela como Cesariano assimila as simmetrie euritmiate do homo ad quadratum e ad circulum na concepção do organismo indiviso, o edifício.

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Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Pedro, A. P. G. (2008). Simmetrie euritmiate: o Duomo de Milão sob o olhar de Cesare Cesariano. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 8, 4-20. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i8p4-20