Simmetrie euritmiate: o Duomo de Milão sob o olhar de Cesare Cesariano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i8p4-20Palavras-chave:
Vitrúvio, homo ad quadratum e ad circulum, comodulaçãoResumo
Frente à elaboração da tradução comentada ao De Architectura (1521), Cesare Cesariano interpreta a symmetria vitruviana fundamentando-se no Duomo de Milão, um edifício do trezentos. O tradutor-comentarista desenvolve um sistema de comodulação para o edifício alicerçado nas geometrias do triângulo, quadrado e círculo. O estudo das imagens apresentadas por Cesariano permite desobscurecer graficamente o triplo sistema que rege a construção da ichnographia, orthographia e scaenographia do Duomo. O conúbio estabelecido entre os desenhos do edifício e essas formas geométricas revela como Cesariano assimila as simmetrie euritmiate do homo ad quadratum e ad circulum na concepção do organismo indiviso, o edifício.Downloads
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