As práticas de representação luso-brasileiras seiscento-setecentistas: a arte como pedagogia retórica

Autores

  • Daniele Nunes Caetano de Sá Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Veruska Nicole Soares Naves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i9p180-184

Palavras-chave:

mímesis, retórica, práticas de representação

Resumo

O texto discorre acerca dos procedimentos miméticos que pautam o processo de produção das práticas de representação luso-brasileiras seiscento-setecentistas à luz da poética e da retórica clássica e sua posterior maximização. Analisa os mecanismos ou procedimentos do ato de invenção e de recepção e juízo estético como estratégias de reafirmação da teologia-política que estrutura hierarquicamente a sociedade do período.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Sá, D. N. C. de, & Naves, V. N. S. (2009). As práticas de representação luso-brasileiras seiscento-setecentistas: a arte como pedagogia retórica. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 9, 180-184. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i9p180-184