Brasília através de cartões-postais: alguns exemplos e questões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i11p58-68Palavras-chave:
cartões-postais, Brasília, arquiteturaResumo
Este artigo aborda um tema rico mas pouco discutido na documentação da Arquitetura e Urbanismo: o cartão-postal como registro das transformações na arquitetura, urbanismo e veículo da memória. Comemorando os 50 anos do Plano-Piloto de Brasília, encontraríamos poucos exemplos mais adequados do cartão-postal como documento do que os postais da cidade em sua infância. Apresentamos duas coleções: a primeira mostra o canteiro e a conclusão dos edifícios principais; a segunda retrata imagens igualmente preciosas de Brasília em sua primeira década. Vistas como um todo, estas imagens raras mostram uma mídia humilde e antiquada como ferramenta no estudo da continuidade e mudança na evolução de Brasília.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).