Meio urbano e mudanças climáticas - estudo de caso do município de Castro, PR

Autores

  • Carlos Mello Garcias Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Consuelo Marques da Silva Università degli Studi di Ferrara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i14p28-40

Palavras-chave:

mudanças climáticas, meio urbano, Castro-PR, gases de efeito estufa.

Resumo

O objetivo do texto é chamar a atenção para a dimensão especular da relação sujeito-espaço edificado. Trabalha-se com a hipótese de que, a partir de uma experiência essencialmente subjetiva, a arquitetura se oferece como espelho e, ao fazê-lo, desempenha papel essencial na constituição do sujeito. As referências teóricas vêm da arquitetura (Quatremère de Quincy) e da psicanálise (Lacan). Conclui-se o texto argumentando que a dimensão imaginária da arquitetura abre possibilidades de pesquisas tão incipientes quanto fascinantes na teoria da arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheiro civil, professor do curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Consuelo Marques da Silva, Università degli Studi di Ferrara

Engenheira ambiental, mestranda do Programa Master
Eco-Polis, Università degli Studi di Ferrara

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Garcias, C. M., & Silva, C. M. da. (2011). Meio urbano e mudanças climáticas - estudo de caso do município de Castro, PR. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), (14), 28-40. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i14p28-40

Edição

Seção

Artigos e Ensaios