O desejo de desmaterialização da arquitetura: a plasticidade como processo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i14p63-71Palavras-chave:
arquitetura líquida, forma, matéria.Resumo
Este artigo seleciona dois textos da década de 1990, “Paradigmas de fim de século: anos 1990, entre a fragmentação e compacidade” de Rafael Moneo e ‘Arquitetura Líquida’, de Ignasi de Solà-Morales, para analisá-los diante dos conceitos de matéria e forma trabalhados pelo filósofo Vilém Flusser em ‘Forma e Material’. Por meio dessa análise, pretende-se compreender as modificações provocadas pela informática nestes conceitos a fim de desmistificar discursos que apontam para o desejo de desmaterialização da arquitetura. São também apresentadas três obras que complementam o texto, exemplificando-o.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).