Sistemas de Informações Geográficas e seus visualizadores tridimensionais para o ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p55-69

Palavras-chave:

SIG, Visualizadores de SIG, Projeto Arquitetônico e Urbano, Educação Superior

Resumo

Estuda-se o apoio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para o ensino de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Esperava-se que estudantes alcançassem maior rapidez na tomada de decisões gerando hipóteses projetuais e testando-as, o quê hipoteticamente, resultaria em soluções de projeto mais criativas e detalhadas. Observação e avaliação dos produtos gerados demonstraram que o potencial das ferramentas depende do ajuste do tempo de aprendizagem do uso do SIG. Os resultados apresentaram projetos majoritariamente derivados de hipóteses únicas. Pesquisas futuras estudarão a criatividade na geração de hipóteses projetuais com apoio do instrumental, mas considerando diversos problemas de projeto na proposta de ensino.

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Biografia do Autor

  • Renato Cesar Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Ph.D. pela School of Architecture da The University of Sheffield, PCHE (Post-graduate Certificate in Higher Education) pela School of Education da The University of Sheffield, Mestre pela Escola de Arquitetura da UFMG, atua como Prof. Adjunto do Departamento de Projetos da EAUFMG e do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo NPGAU

Referências

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Publicado

2018-07-09

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Sistemas de Informações Geográficas e seus visualizadores tridimensionais para o ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo. (2018). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 16(1), 55-69. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v16i1p55-69