Vignola em Português: anotações a partir das Regras das Cinco Ordens de 1787

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.166114

Palavras-chave:

Vignola, Tratados, Artesãos

Resumo

Este texto trata da difusão dos Tratados de Arquiteutra do Renascimento, em especial de Giacommo Barozzi da Vignola: Regole delle cinque ordine dell’Architettura (1572). Tal difusão   como literatura aristocrática; como conhecimento erudito de arquitetos nas Academias; mas também como saber adaptado ao mundo dos artesãos, exigido para  exames de ofício, de acordo com o Livro dos Regimentos dos Oficiais Mecânicos, compilado em Lisboa (1576). Desde o século XVII, as edições de Vignola indicam diferentes utilizações deste conhecimento, sendo que no XVIII adquire um sentido de resgate do Antigo, em detrimento das invenções do Barroco e Rococó. Nesse contexto surgem as duas primeiras edições portuguesas de Vignola.

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Biografia do Autor

  • Angela Brandão, Universidade Federal de São Paulo.

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Foi professora no Departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná entre 1999 e 2009 e no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG entre 2009 e 2010. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora até 2012. Atualmente é professora Associada I no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP, do qual foi coordenadora entre 2013 e 2017. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, história da arte brasileira, história do mobiliário e do mobiliário brasileiro, arte barroca e barroco mineiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte desde 2012 e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq2) a partir de 2018.

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Publicado

2021-07-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Dados de financiamento

Como Citar

Vignola em Português: anotações a partir das Regras das Cinco Ordens de 1787. (2021). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 80-92. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.166114