escolas, Escolas: a presença da arquitetura nos espaços de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.174406

Palavras-chave:

Edifícios escolares, Escola Paulista, Escola do Porto

Resumo

Com o objetivo de analisar o papel da arquitetura à formação, elegeu-se como objeto de estudo o edifício escolar e a relação entre arquitetura e educação no âmbito da produção arquitetônica das denominadas Escola Paulista e Escola do Porto. Amparada por pesquisas bibliográficas e iconográficas, a metodologia abrangeu entrevistas, visitas de campo, fotografias, diagramas e sessões de desenho com alunos, visando a uma ampla tradução da vivência real dos espaços e ao registro vivo dessa apreensão. Desdobra-se através do texto uma dupla acepção da noção de escola, enquanto recinto potencial das práticas pedagógicas e do desenvolvimento social, bem como laboratório privilegiado de ensaio, formulação e consolidação das duas Escolas de arquitetura. 

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Biografia do Autor

  • Miranda Zamberlan Nedel, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG/IAU.USP), São Carlos, sob orientação do Prof. Assoc. Miguel Antonio Buzzar. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2020) (financiamento CAPES) e Arquiteta e Urbanista (2017) pela mesma Instituição. Realizou estágio de mestrado na Université Paris Nanterre (out.-dez. 2019), França, e Intercâmbio de pesquisa (Mobilidade com IC) (nov.2016-jan.2017) na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (financiamento Santander). Tem experiência acadêmica no tema da arquitetura escolar e de sua relação com as políticas educacionais.

  • Givaldo Luiz Medeiros, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

     Professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (1998-), vinculado atualmente ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo (2010-) e antes ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (1998-2010). Vice-Presidente da Comissão de Graduação do IAU (2018-). Presidente da Comissão de Coordenação do Serviço de Biblioteca e Documentação do IAU (2016-18). Coordenador do Centro de Documentação (Cedoc, IAU/SAP-EESC, 2005-2016). Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa para os Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC), com estudos voltados ao entrelaçamento da arte e arquitetura contemporâneas na cidade, à luz da teoria da paisagem. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005), com a tese Artepaisagem: a partir de Waldemar Cordeiro. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo 1987, com projetos premiados em concursos nacionais de arquitetura.

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

escolas, Escolas: a presença da arquitetura nos espaços de formação. (2021). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 102-119. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.174406