O olho e a mão, o desenho na primeira viagem de Le Corbusier

Autores

  • Joubert José Lancha Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos; Departamento de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i4p51-66

Palavras-chave:

arquitetura moderna, desenho e representação de arquitetura

Resumo

O desenho, desde o renascimento sempre foi um dos principais problemas para os arquitetos, tão fundamental como o estudo do passado. Essas duas questões estiveram sempre caminhando juntas, uma promovendo e estimulando a outra. A obra de arquitetura possui uma determinada consistência e um absoluto encerramento: os desenhos servem para decompor essa consistência e romper seu hermetismo. Os inúmeros desenhos realizados por Jeanneret em suas viagens de estudos são testemunhos dessa intrínseca e estimulante relação: os edifícios e seus desenhos decompostos revelam-se como estímulo projetivo.

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Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Lancha, J. J. (2006). O olho e a mão, o desenho na primeira viagem de Le Corbusier. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 4, 51-66. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i4p51-66