Contribuição da educação a distância para o conhecimento de docentes de enfermagem sobre avaliação de feridas crônicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0104-1169.3606.2533Resumo
OBJETIVO: identificar a contribuição de um curso de atualização sobre a avaliação de feridas crônicas, oferecido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, para o conhecimento de docentes de enfermagem e enfermeiros vinculados ao ensino superior, acerca da temática. MÉTODO: estudo prospectivo, quase-experimental, com coleta de dados antes e após intervenção educativa. O estudo foi desenvolvido em três etapas, através do AVA Moodle. A amostra foi composta por 28 participantes, que responderam ao pré-teste de conhecimento, elaborado de acordo com diretrizes internacionais sobre feridas crônicas. Após, o curso de atualização foi oferecido (intervenção) e acessado conforme programação individual, durante prazo estabelecido. Ao término do curso, 26 participantes responderam ao pós-teste. Aqueles que não participaram do pós-teste foram excluídos do estudo, por tratar-se da análise pareada da amostra. RESULTADO: os participantes obtiveram, em média, 55,5% de acertos no pré-teste de conhecimento, e 73,4%, no pós-teste, sendo essa diferença estatisticamente significante. Houve correlação negativa entre o tempo de experiência na docência e o desempenho no teste de conhecimento. CONCLUSÃO: a participação no curso de atualização on-line contribuiu para melhor desempenho dos docentes no teste de conhecimentos, sobre as recomendações para avaliação de feridas crônicas, com embasamento em evidência científicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-02-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.Como Citar
Contribuição da educação a distância para o conhecimento de docentes de enfermagem sobre avaliação de feridas crônicas . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(1), 122-129. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3606.2533