Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Autores

  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Flávia Carvalho Malta de Mello Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Denise Lopes Porto Ministério da Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde; Ministério da Saúde
  • Andréa Cristina Mariano Yoshinaga Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Universidade de São Paulo
  • Deborah Carvalho Malta Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem; Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0022.2552

Resumo

Objetivo: identificar as características e os motivos associados ao bullying escolar, por adolescentes brasileiros. Método: trata-se de uma investigação transversal, com dados provenientes de um inquérito epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), realizado em 2012. Participaram do estudo 109.104 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas ou rurais, de todo território brasileiro. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário autoaplicável e a análise foi realizada no software SPSS, versão 20, utilizando procedimentos do Complex Samples Module. Resultados: a prevalência de bullying identificada no estudo foi de 7,2%, sendo mais frequente no sexo masculino, em alunos mais jovens, de cor preta e indígena, e com mães sem nenhuma escolaridade. Dentre as causas/motivos do bullying, 51,2% não souberam especificar, e a segunda maior frequência de vitimização foi relacionada à aparência do corpo (18,6%), seguida da aparência do rosto (16,2%), raça/cor (6,8%), orientação sexual (2,9%), religião (2,5%) e região de origem (1,7%). Os resultados obtidos são semelhantes aos encontrados em outros contextos socioculturais. Conclusão: evidencia-se a problemática como pertencente ao domínio da área da saúde, uma vez que congrega determinantes para reflexão sobre o processo saúdedoença- cuidado dos escolares.

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Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(2), 275-282. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0022.2552