Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem

Autores

  • Víctor Manuel González-Chordá Universidad Jaume I; Departamento de Enfermería
  • María Loreto Maciá-Soler Universiad de Alicante; Departamento de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0393.2606

Resumo

Objetivo:identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem.Método:estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial.Resultados:foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p<0,05). Existem diferenças estatisticamente significativas dependendo do hospital e da unidade de práticas clínicas (p<0,05).Conclusão:a análise das ferramentas de avaliação utilizadas na matéria "Cuidados de Enfermagem em Processos Assistenciais" de tal curso universitário permitiu detectar as áreas de melhoria no processo de ensino-aprendizagem. O desafio da educação em enfermagem é conseguir utilizar os melhores resultados da pesquisa clínica e pedagógica, a fim de proporcionar melhorias para a qualidade do ensino e para a qualidade assistencial.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(4), 700-707. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0393.2606