Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação

Autores

  • Regina Cláudia Melo Dodt Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
  • Emanuella Silva Joventino Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Priscilla Souza Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Paulo César Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Lorena Barbosa Ximenes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0295.2609

Resumo

Objetivo:construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando oflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho".Método:estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chartfoi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraramse semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas.Resultados:a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas.Conclusõeseste estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio doflip-chartintitulado "Eu consigo amamentar meu filho" como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(4), 725-732. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0295.2609