Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Altamira Pereira da Silva Reichert Universidade Federal da Paraíba; Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria
  • Neusa Collet Universidade Federal da Paraíba; Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria
  • Sophie Helena Eickmann Universidade Federal de Pernambuco; Departamento Materno Infantil
  • Marília de Carvalho Lima Universidade Federal de Pernambuco; Departamento Materno Infantil

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de uma ação educativa em vigilância do desenvolvimento infantil, de enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde.Métodos: estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 45 enfermeiros e 450 mães de crianças menores de 2 anos. Inicialmente, avaliaram-se as práticas e conhecimentos dos enfermeiros quanto à vigilância do desenvolvimento infantil e entrevistaram-se as mães sobre estas práticas. Em seguida, realizaram-se oficinas com enfermeiros e após quatro meses reavaliaram-se os conhecimentos dos enfermeiros e as informações maternas.Resultados: após intervenção houve aumento significativo na frequência dos seguintes aspectos: de 73% para 100%, em relação à prática dos enfermeiros em perguntar a opinião das mães sobre o desenvolvimento dos filhos; de 42% para 91%, quanto à utilização de instrumento sistematizado para avaliação; de 91% para 100%, referente à orientação às mães sobre como estimular o desenvolvimento da criança.Conclusões: a intervenção contribuiu para o aumento dos conhecimentos dos enfermeiros e implementação da vigilância do desenvolvimento infantil, evidenciando a importância desta iniciativa para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde da criança.

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Publicado

2015-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(5), 954-962. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0272.2636