Validação para a língua portuguesa da escala Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning

Autores

  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • José Carlos Amado Martins Escola Supeior de Enfermagem de Coimbra
  • Rui Carlos Negrão Baptista Escola Supeior de Enfermagem de Coimbra
  • Fernanda Berchelli Girão Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643

Resumo

Objetivo: traduzir e validar para língua portuguesa a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Material e Métodos: estudo metodológico de tradução e validação de instrumento. Cumpridas todas as etapas do processo de tradução, para o processo de validação criou-se o evento III Workshop Brasil - Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico, promovido por uma instituição de ensino do Brasil e outra de Portugal. Resultados: participaram 103 enfermeiros. Quanto à validade e fidelidade da escala, o padrão de correlação entre as variáveis, o teste de adequação amostral (Kaiser-Meyer-Olkin) e o teste de esfericidade (Bartlett) apresentaram bons resultados. Na análise fatorial exploratória (Varimax) o item 9 se comportou melhor no fator 1 (Satisfação) do que no fator 2 (Autoconfiança com a aprendizagem). A consistência interna (alfa de Cronbach) apresentou valores de 0,86 fator 1 com 06 itens e 0,77 para fator 2 de 07 itens. Conclusão: o presente instrumento ficou denominado em português: Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Os resultados constatam boas propriedades psicométricas e um bom potencial de utilização. É limitação deste trabalho o tamanho amostral e sua especificidade, porém futuros trabalhos contribuirão para consolidar a validade da escala e reforçar o seu potencial de utilização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validação para a língua portuguesa da escala Student Satisfactionand Self-Confidence in Learning . (2015). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 23(6), 1007-1013. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643