O conhecimento em Enfermagem Pediátrica: livros editados no Brasil de 1916 a 1988

Autores

  • Semiramis Melani Melo Rocha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Regina Aparecida Garcia de Lima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200007

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, conhecimento em enfermagem pediátrica

Resumo

Para a apreensão do conhecimento em enfermagem pediátrica no Brasil fez-se um levantamento em uma obra de referencia bibliográfica de enfermagem brasileira. A postura teórica metodológica adotada concebe a enfermagem em uma perspectiva histórica, parte de um processo coletivo de trabalho e o saber como instrumental que permite a transformação do objeto no produto desejado, de acordo com a finalidade do trabalho, imprimindo racionalidade ao processo. Foram encontradas quarenta títulos sobre assistência à criança (8%) em um total de quinhentos e quatro, proporção considerada pequena. A produção foi classificada em prescritiva e analítica. Prescritiva refere-se aos textos que normalizam o trabalho com vistas a sua racionalidade e produtividade. Os analíticos abrem a possibilidade de diversificar o cuidado de enfermagem atendendo com alguma especificidade a clientela, redimensionando a finalidade do trabalho de enfermagem.

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Publicado

1993-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O conhecimento em Enfermagem Pediátrica: livros editados no Brasil de 1916 a 1988. (1993). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 1(2), 77-91. https://doi.org/10.1590/S0104-11691993000200007