Satisfação do usuário sob a perspectiva da responsividade: estratégia para análise de sistemas universais?

Autores

  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Carolina Campos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Matumoto Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674

Resumo

Objetivo: analisar a satisfação dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil, sob a perspectiva da responsividade. Método: estudo qualitativo, realizado com 41 usuários das famílias que utilizaram a Unidade de Saúde da Família, pelo menos uma vez nos últimos seis meses. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta, realizada entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, com foco nas dimensões da responsividade: dignidade, autonomia, instalações e ambiente físico, atenção imediata, escolha, confidencialidade, comunicação. Procedeu-se à análise temática. Resultados: quatro temas emergiram na análise: o ambiente da unidade de saúde, o acesso e seus componentes de acessibilidade - favorecendo a responsividade?, possibilidades da construção da relação usuário/equipe/serviço de saúde e a equipe da Unidade de Saúde da Família - processando a assistência e acolhimento. Conclusão: a responsividade permite acompanhar e monitorar aspectos não médicos do cuidado a partir dos usuários, contribuindo para o alcance da cobertura universal, dando ênfase à qualidade da atenção.

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Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Satisfação do usuário sob a perspectiva da responsividade: estratégia para análise de sistemas universais? . (2016). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 24, e2674-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674