O legado do cuidado como aprendizagem reflexiva

Autores

  • Marta Rodríguez García Universidad Europea de Madrid; Facultad de Biomédicas y de la Salud
  • Jose Luis Medina Moya Universidad de Barcelona; Facultad de Pedagogía

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.0639.2711

Resumo

Objetivo: analisar se o uso de estratégias reflexivas por parte da tutora de estágio clínico estimula a reflexão nos estudantes. A intenção é descobrir qual tipo de estratégias podem ajudar a fazê-lo e como as tutoras e os estudantes se comportam no contexto prático. Método: foi adotado um enfoque qualitativo de cunho etnográfico em que participaram 27 estudantes e 15 tutores de três centros de saúde que haviam recebido formação específica sobre tutoria clínica reflexiva. A análise foi realizada por meio de comparações constantes das categorias. Resultados: os resultados demonstram que o uso de estratégias reflexivas como a interrogação didática, a empatia didática e o silêncio pedagógico por parte das tutoras, contribui para fomentar a reflexão do estudante e sua aprendizagem significativa. Conclusões: a prática reflexiva é a chave para a formação dos tutores e para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O legado do cuidado como aprendizagem reflexiva . (2016). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 24, e2711-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0639.2711