O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio

Autores

  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Maria Marcia Bachion UFG; DEN
  • Luciana C. P. Almeida EERP; USP
  • Renata Nascimento Medeiros EERP; USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300005

Palavras-chave:

ensino, comunicação

Resumo

O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1997-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio. (1997). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 5(3), 27-34. https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300005