Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300006Palavras-chave:
ensino sobre perioperátorio, recurso audiovisual (video) e oralResumo
A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1997-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.Como Citar
Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral. (1997). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 5(3), 35-42. https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300006