Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral

Autores

  • Adriana Aparecida Delloiagono de Paula Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300006

Palavras-chave:

ensino sobre perioperátorio, recurso audiovisual (video) e oral

Resumo

A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.

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Publicado

1997-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral. (1997). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 5(3), 35-42. https://doi.org/10.1590/S0104-11691997000300006