A experiência do programa especial de treinamento na educação de estudantes de graduação em enfermagem

Autores

  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Waleska Zafred Ricci Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carla Regina de Souza Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000100009

Palavras-chave:

alunos de graduação, iniciação científica

Resumo

O estudo apresentou o Programa Especial de Treinamento (PET), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES),em funcionamento desde 1989 na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP e destinado a um grupo de doze estudantes com potencial, habilidades e interesse no curso de graduação. O programa propicia a orientação de um tutor, condições para executar atividades extra-curriculares e desenvolvimento de estudos relacionados a graduação. As atividades desenvolvidas são: curso de língua estrangeira, reuniões semanais com o tutor, trabalho científico sob a orientação de um professor, discussão de temas científicos e participação em eventos. Os estudantes agem como multiplicadores, disseminando idéias e práticas a outros estudantes. O PET tem excelente conceito na área acadêmica e alguns ex-alunos estão envolvidos em programas de pós-graduação. Segundo os bolsistas, o programa contribui para seu crescimento pessoal e profissional através da promoção de atividades que levam à integração da formação acadêmica e da futura atividade profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A experiência do programa especial de treinamento na educação de estudantes de graduação em enfermagem. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(1), 63-69. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000100009