O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste

Autores

  • Silvia Helena de Bortoli Cassiani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Liliane Passarelli Rodrigues Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000200011

Palavras-chave:

ensino da pesquisa, iniciação científica

Resumo

Poucos são os cursos de formação profissional em enfermagem que contemplam atividades de ensino do método científico, no currículo. Este estudo qualitativo identificou a situação atual de oito cursos de graduação em enfermagem da região sudeste, no que tange ao ensino de metodologia científica. Concluímos que, na maioria destas escolas, a disciplina em estudo é obrigatória, sendo denominada Metodologia da pesquisa. O conteúdo abordado na disciplina são: fases do projeto de pesquisa e a estratégia de ensino empregada é a da aula expositiva. As avaliações finais são: a análise crítica de textos científicos e provas individuais. Os professores destas disciplinas indicaram a importância de uma monografia no final do curso e a opção pela divisão do conteúdo em duas disciplinas, com carga horária de 45 horas cada.

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Publicado

1998-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino da metodologia científica em oito escolas de enfermagem da Região Sudeste. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(2), 73-81. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000200011