O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo

Autores

  • Valmi Delfino de Sousa Case Western Reserve University
  • Alba Lucia Botura Leite de Barros UNIFESP; Hospital São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000300003

Palavras-chave:

exame físico, ensino, educação em enfermagem

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória, que procurou obter opiniões dos docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico nas escolas de graduação em enfermagem do Município de São Paulo, selecionadas para este estudo, cujo objetivos foram: detectar a situação do ensino de bases propedêuticas; identificar os fatores que constituem dificuldades; e identificar as recomendações dos docentes para melhoria de seu ensino e de sua realização. A população estudada foi constituída de 39 docentes das disciplinas consideradas responsáveis pelo ensino do exame físico. Os resultados mostram que não existe uma disciplina específica para ensinar o exame físico, sendo este ministrado principalmente em Fundamentos de Enfermagem, e que os docentes não estão completamente preparados para o ensino desta atividade. Como recomendações para melhorar o ensino do exame físico, sugerem melhorar os conhecimentos e habilidades dos docentes, como também criar uma disciplina específica para ensinar o exame físico com uma carga horária adequada ao seu conteúdo.

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Publicado

1998-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino do exame físico em escolas de graduação em enfermagem do município de São Paulo. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(3), 11-22. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000300003