Paciente com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico: atividade educativa do enfermeiro

Autores

  • Claudia Bernardi Cesarino FAMERP
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400005

Palavras-chave:

enfermagem, educação, hemodiálise

Resumo

O objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da atividade educativa do enfermeiro com paciente renal crônico em tratamento hemodialítico, proporcionando uma melhoria da sua qualidade de vida, através da educação conscientizadora. Os sujeitos desse estudo eram oito pacientes renais crônicos, sendo quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idade variando entre 17 a 63 anos de idade. A trajetória metodológica foi a da pesquisa-ação, e a coleta de dados sobre situações significativas foi realizada através da observação participante. A interpretação dos dados relacionou-se com o referencial proposto por PAULO FREIRE, isto é, a análise dos temas geradores. Os dados foram selecionados e codificados em seis temas geradores: Insuficiência Renal Crônica (IRC), Causas da IRC, Tratamento Hemodialítico, Limitações e Possibilidades do Renal Crônico em Tratamento Hemodialítico, Transplante Renal e Apoio Familiar. Os Círculos de Discussão desenvolveram-se segundo o Método Pedagógico de PAULO FREIRE. Após essa fase, foram constatadas mudanças satisfatórias na qualidade de vida dos pacientes renais crônicos participantes do processo ensino-aprendizagem. Isso permite concluir que houve desenvolvimento da consciência ingênua para a crítica em relação à sua situação, pois ocorreram transformações na sua realidade.

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Publicado

1998-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Paciente com insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico: atividade educativa do enfermeiro. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(4), 31-40. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000400005