Significado do fracasso escolar para os atores sociais que utilizam o programa de assistência primária de saúde escolar - PROASE no município de Ribeirão Preto

Autores

  • Maria das Graças Carvalho Ferriani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública
  • Marta Angélica Iossi Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000500005

Palavras-chave:

baixo rendimento escolar, ocupações em saúde, escolares, enfermagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar o significado do fracasso escolar para os atores sociais que utilizam o Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar - PROASE (familiares, profissionais da educação e da saúde) que atuam no Programa, articulando o discurso desses atores com o oficial, visando subsidiar ações futuras para o Programa. O nosso estudo utiliza como referencial teórico, a pesquisa qualitativa, fundamentada em MINAYO (1992). Foi escolhida uma área em que o PROASE desenvolve suas atividades e, através da técnica de entrevista semi-estruturada e análise de documentos, foi possível conhecer como os três segmentos, que fazem parte da amostra, entendem o significado do fracasso escolar.

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Publicado

1998-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Significado do fracasso escolar para os atores sociais que utilizam o programa de assistência primária de saúde escolar - PROASE no município de Ribeirão Preto. (1998). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 6(5), 35-44. https://doi.org/10.1590/S0104-11691998000500005