O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000100010Palavras-chave:
percepção de criança, alunas de enfermagemResumo
As autoras tiveram como objetivo conhecer a percepção sobre criança, de alunas do 4º semestre de graduação em enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Para tanto solicitaram às alunas que escrevessem acerca de sua percepção sobre crianças, no primeiro e último dias de atividades acadêmicas na disciplina de Enfermagem Pediátrica. Utilizando a abordagem qualitativa, analisaram os relatos, identificando os seguintes núcleos temáticos: "ser pequeno, frágil e inocente", "ser humano cidadão", "ser humano em fase de desenvolvimento", "ser que se diverte", "O ambiente e a formação da criança" e a "interação da criança com o adulto". Os resultados mostram que, inicialmente, as alunas percebiam a criança como ser frágil, imaturo e despreparado para enfrentar a vida, necessitando da proteção do adulto. Ao final da disciplina passam a ver a criança como um ser em fase de desenvolvimento, como cidadão e com os mesmos direitos do adulto.Downloads
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Publicado
1999-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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O ser criança: percepção de alunas de um curso de graduação em enfermagem. (1999). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(1), 75-83. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000100010