Estudo comparativo sobre representações da autonomia profissional elaboradas por estudantes de enfermagem iniciantes e concluintes

Autores

  • Érick Igor dos Santos Universidade Federal Fluminense; Departamento de Enfermagem
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem
  • Sergio Corrêa Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem
  • Raquel de Souza Ramos Instituto Nacional do Câncer
  • Aline Cerqueira Santos Santana da Silva Universidade Federal Fluminense; Departamento de Enfermagem
  • Francimar Tinoco de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.1919.2927

Palavras-chave:

Autonomia Profissional, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Psicologia Social, Trabalho, Papel do Profissional de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: comparar as representações sociais da autonomia profissional do enfermeiro, elaboradas por estudantes de graduação em enfermagem do primeiro e do último período. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, delineado a partir das representações sociais em abordagem estrutural pela Teoria do Núcleo Central, realizado com 171 estudantes de três universidades públicas federais, mediante técnica de evocações livres, com o termo indutor “autonomia profissional do enfermeiro”. Os dados foram submetidos ao software EVOC 2005 e à análise de similitude. Resultados: o cuidado figurou o núcleo central da estrutura representacional identificada entre os estudantes do primeiro período. Já entre os do último, o conhecimento destacou-se enquanto qualidade de elemento nuclear. Comum a ambos os núcleos centrais, identificou-se o termo responsabilidade. Conclusão: no tocante à autonomia, conclui-se haver, durante o curso de graduação, processo de sobreposição do universo reificado sobre o consensual, no entanto, o encargo inerente à profissão se mantém transversal. Para os alunos do primeiro período a autonomia é ressignificada de forma prática e atitudinal, enquanto que, para os do último período, a aquisição do saber os incentiva a atribuir sentido à autonomia profissional, com representação cognitiva e atitudinal. Os dados podem subsidiar a condução de práticas de ensino inovadoras na graduação em enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estudo comparativo sobre representações da autonomia profissional elaboradas por estudantes de enfermagem iniciantes e concluintes. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2927-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1919.2927