Impacto de uma intervenção educativa na qualidade dos registros de enfermagem

Autores

  • Graciele Fernanda da Costa Linch Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem
  • Ana Amélia Antunes Lima Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem
  • Emiliane Nogueira de Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem
  • Tais Maria Nauderer Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem
  • Adriana Aparecida Paz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem
  • Cíntia da Costa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.1986.2938

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Registros de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa na qualidade dos registros de enfermagem. Método: trata-se de ensaio quase experimental do tipo antes e depois, realizado em instituição hospitalar. Todas as enfermeiras da unidade de terapia intensiva cardiológica do hospital em questão receberam a intervenção composta de sessões semanais, durante cinco meses. Para a coleta de dados, nos prontuários dos pacientes, foi utilizado o instrumento Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes, aplicado em dois momentos, basal e após intervenção. Resultados: a intervenção educativa teve efeito na qualidade dos registros, visto que a maioria dos itens teve aumento significativo nos seus valores médios, após a intervenção, apesar de médias baixas dos itens para os dois momentos. Conclusão: demonstrou-se a efetividade da intervenção para a melhora da qualidade dos registros de enfermagem, bem como evidenciou-se a falta de qualidade dos registros avaliados, revelada pelos baixos valores de média e, ainda, a fragilidade de algumas questões apresentadas em itens, as quais não obtiveram aumento significativo. Assim, ações educativas, com foco em casos reais, podem ter implicações positivas para a prática de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Impacto de uma intervenção educativa na qualidade dos registros de enfermagem. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2938-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1986.2938