Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde

Autores

  • Elaine Cristina Negri Universidade de São Paulo
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Gerson Alves Pereira Junior Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade de São Paulo
  • César Eduardo Pedersoli Universidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916

Palavras-chave:

Estudantes, Desempenho de Papéis, Simulação de Paciente, Educação, Percepção

Resumo

Objetivo: identificar na literatura quais os ganhos percebidos pelos estudantes e profissionais da área de saúde, utilizando-se da simulação clínica realizada com recursos da dramatização. Método: revisão integrativa da literatura, com a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs (JBI), com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, The Cochrane Library, Scopus, Scientific Electronic Library Online. Resultados: foram analisados 53 estudos, que atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Entre os diversos ganhos obtidos, destaca-se a satisfação, autoconfiança, conhecimento, empatia, realismo, diminuição do nível de ansiedade, conforto, comunicação, motivação, capacidade de reflexão e de pensamento crítico e trabalho em equipe. Conclusão: as evidências demonstram a ampla possibilidade de uso da dramatização no contexto de simulação clínica com ganhos nas diversas áreas de saúde e, também, interprofissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2916-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916