O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça

Autores

  • Violante Augusta Batista Braga UFC; Faculdade de Farmárcia, Odontologia e Enfermagem; Departamento de Enfermagem
  • Graciette Borges da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfemagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Psiqiátrica e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000100003

Palavras-chave:

ensino de enfermagem psiquiátrica, reforma psiquiátrica, enfermagem em saúde mental, educação em enfermagem

Resumo

O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(1), 13-21. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000100003