A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem

Autores

  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente UEL; CCS; Departamento de Enfermagem
  • Neusi Aparecida Navas Berbel UEL; CECA; Departamento de Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200009

Palavras-chave:

pesquisa, educação em enfermagem, docente de enfermagem

Resumo

Neste relato a Pesquisa Participante é o referencial metodológico impulsionador para o trabalho coletivo empreendido por um grupo de enfermeiras-professoras da disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Das discussões provenientes do processo participativo, que foram alicerçadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, selecionou-se as concepções e práticas pedagógicas mais relevantes, através da apresentação e discussão das categorias Objetivos, Conteúdos, Metodologia e Avaliação. Concluiu-se que as reflexões produzidas no e com o grupo participante sobre os aspectos pedagógicos repercutiram na concepção e no fazer das docentes envolvidas e que o processo coletivo deve ser contínuo para o aperfeiçoamento pedagógico destes profissionais, agentes educativos preocupados com a formação de futuros enfermeiros críticos e transformadores da realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(2), 53-59. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000200009