Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no município de Ribeirão Preto

Autores

  • Silvia H. Henriques Camelo Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Emília Luigia Saporiti Angerami Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Eliete Maria Silva Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Enfermagem
  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400005

Palavras-chave:

enfermagem, processos de enfermagem, relações interpessoais

Resumo

Tendo como referencial teórico o "modelo de ajuda" cujos elementos são: atender, responder, personalizar, orientar, envolver-se, explorar, compreender, agir; realizou-se o estudo analisando o relacionamento que se estabelece entre auxiliar de enfermagem e clientela em duas unidades de saúde enfocando o acolhimento. Quatro casos típicos são apresentados, mostrando que nem sempre as relações são personalizadas, cliente e auxiliar não se envolvem na relação, há maior preocupação com as habilidades técnicas que com acolhimento. Na mesma unidade, há posturas diversas no comunicar-se. O acolhimento ainda deve ser incorporado aos procedimentos das unidades, ao mesmo tempo que deve transcender o caráter rotineiro do cotidiano.

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Publicado

2000-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no município de Ribeirão Preto. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(4), 30-37. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400005