Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no município de Ribeirão Preto
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400005Palavras-chave:
enfermagem, processos de enfermagem, relações interpessoaisResumo
Tendo como referencial teórico o "modelo de ajuda" cujos elementos são: atender, responder, personalizar, orientar, envolver-se, explorar, compreender, agir; realizou-se o estudo analisando o relacionamento que se estabelece entre auxiliar de enfermagem e clientela em duas unidades de saúde enfocando o acolhimento. Quatro casos típicos são apresentados, mostrando que nem sempre as relações são personalizadas, cliente e auxiliar não se envolvem na relação, há maior preocupação com as habilidades técnicas que com acolhimento. Na mesma unidade, há posturas diversas no comunicar-se. O acolhimento ainda deve ser incorporado aos procedimentos das unidades, ao mesmo tempo que deve transcender o caráter rotineiro do cotidiano.Downloads
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Publicado
2000-08-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no município de Ribeirão Preto. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(4), 30-37. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000400005