Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem

Autores

  • Lúcia Helena Pereira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia; Escola Técnica de Saúde
  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000500009

Palavras-chave:

educação em enfermagem, docente de enfermagem

Resumo

O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.

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Publicado

2000-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(5), 58-64. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000500009