O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização

Autores

  • Adelia Yaeko Kyosen Nakatani Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Emilia Campos de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Márcia Bachion Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600017

Palavras-chave:

ensino, enfermagem, exame físico

Resumo

Realizamos pesquisa-ação na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás em 1998, com objetivo de implementar e analisar o ensino de exame físico pulmonar através da problematização. Desenvolvemos as fases do Método do Arco junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. Durante a fase de hipótese de solução, percebemos a necessidade de várias atividades para a fixação do tema. Na avaliação teórica e psicomotora, constatamos que as alunas tiveram maiores dificuldades na percussão e na palpação. Concluímos ser exeqüível a aplicação da pedagogia da problematização no ensino do exame físico pulmonar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O ensino do exame físico pulmonar através do método da problematização. (2000). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 8(6), 117-123. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600017