Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico

Autores

  • Maria do Rosário Martins Hospital Universitário Regional de Maringá
  • Circéa Amalia Ribeiro UNIFESP; Departamento de Enfermagem
  • Regina Issuzu Hirooka de Borba UNIFESP; Departamento de Enfermagem
  • Conceição Vieira da Silva UNIFESP; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000200011

Palavras-chave:

jogos e brinquedos, procedimentos clínicos, enfermagem pediátrica

Resumo

Este trabalho, do tipo exploratório descritivo, consiste na elaboração de um protocolo utilizando brinquedo terapêutico para preparar crianças pré-escolares que seriam submetidas à punção venosa, assim como testá-lo em algumas crianças para verificar sua aplicabilidade e eficiência. As crianças submetidas à sessão do brinquedo, tornaram-se mais cooperativas durante a punção venosa; compreenderam a necessidade e a técnica dos procedimentos; exteriorizaram sentimentos; elaboraram situações familiares e hospitalares, passando a relacionar-se melhor com as outras crianças e com a equipe de enfermagem. Consideramos que este protocolo é factível e útil; sugerimos que integre o plano de assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas.

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Publicado

2001-04-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico. (2001). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 9(2), 76-85. https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000200011