Escala de avaliação de habilidades não técnicas em enfermagem

construção, desenvolvimento e validação

Autores

  • Sara Martins Pereira Pires Universidade de Aveiro. Departamento de Educação e Psicologia
  • Sara Otília Marques Monteiro Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia
  • Anabela Maria Sousa Pereira Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia
  • Joana Novaes Machado Stocker Zayed University, College of Natural and Health Sciences
  • Daniela de Mascarenhas Chaló Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde
  • Elsa Maria de Oliveira Pinho de Melo Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2383.3042

Palavras-chave:

Competências Não-Instrumentais, Gestão de Recursos em Situações de Crise, Cuidados de Saúde, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Qualidades Psicométricas

Resumo

A introdução de habilidades não técnicas durante o ensino de enfermagem é fundamental para preparar os enfermeiros para o contexto clínico e aumentar a segurança do paciente. Não foram encontrados quaisquer instrumentos desenvolvidos para essa finalidade. Objetivos: construir, desenvolver e validar uma escala de avaliação de habilidades não técnicas em enfermagem. Método: pesquisa metodológica. Com base na revisão da literatura e na experiência dos pesquisadores em habilidades não técnicas em saúde, e no conhecimento dos princípios do gerenciamento de recursos em crises, foi construída uma lista de 63 itens e com uma escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada em 177 estudantes de graduação em enfermagem. Estatística descritiva, correlações, análises de consistência interna e análise fatorial exploratória foram realizadas para avaliar as propriedades psicométricas da escala. Resultados: os itens da escala apresentaram valores semelhantes para média e mediana. Os valores máximo e mínimo mostraram uma boa distribuição em todas as opções de resposta. A maioria dos itens apresentou uma relação significativa e positiva. O alfa de Cronbach apresentou um bom valor (0,94) e a maioria das correlações foi significativa e positiva. A análise fatorial exploratória através do teste de KaiserMeyer-Olkin apresentou um valor de 0,849, e o teste de Bartlett apresentou valores de esfericidade adequados (χ2=6483.998; p=0.000). O modelo de um fator explicou 26% da variância total. Conclusão: a formação em habilidades não técnicas e sua mensuração poderiam ser incluídos nos programas de graduação ou pós-graduação de profissões da saúde, ou até mesmo serem utilizadas para avaliar as necessidades e melhorias nos contextos de cuidados de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Escala de avaliação de habilidades não técnicas em enfermagem: construção, desenvolvimento e validação. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3042. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2383.3042