Efeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno

Autores

  • Fernanda Demutti Pimpão Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana Pedrosa Leal Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem
  • Francisca Márcia Pereira Linhares Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem
  • Alessandro Henrique da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem
  • Gerlaine de Oliveira Leite Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleide Maria Pontes Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2316.3049

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Criança, Saúde Escolar, Ensaio Clínico, Tecnologia Educacional, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em nove escolas, com 99 crianças do 3º ano do ensino fundamental (grupo controle = 51 e intervenção = 48). O pré-teste foi realizado em ambos os grupos; a intervenção consistiu na aplicação de tecnologia educacional imediatamente após o pré-teste no grupo intervenção; e o pós-teste foi aplicado no sétimo e no trigésimo dia em ambos os grupos. Para análise do conhecimento das crianças sobre amamentação consideraram-se as médias dos escores do pré e pós-teste, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparação das médias entre os grupos, e o de Wilcoxon dentro do mesmo grupo. Resultados: no pré-teste, não houve diferença significante entre os grupos. No seguimento, na comparação entre os grupos, verificaram-se médias mais elevadas no grupo intervenção, no sétimo (19,68±1,788) e no trigésimo dia (20,16±1,260), com diferença estatisticamente significativa. Dentro do grupo intervenção, houve aumento significativo das médias do pré-teste (15,89±3,082) para o trigésimo dia (20,16±1,260). Conclusão: a intervenção educacional contribuiu significativamente para o aumento dos escores de conhecimento das crianças acerca da amamentação no grupo intervenção. UTN: U1111- 1184-7386.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-03-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3049. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2316.3049