Construção e validação dos marcos de competências para formação do enfermeiro em urgências

Autores

  • Fernanda Berchelli Girão Miranda Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0001-7229-0519
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Gerson Alves Pereira-Junior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2631-3061

Palavras-chave:

Enfermeiros, Competência Clínica, Educação, Educação em Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Emergências

Resumo

Objetivo: construção e validação dos marcos de competências a serem desenvolvidas na formação do enfermeiro para a assistência de pacientes adultos em situações de urgência com foco na abordagem das vias aéreas, ventilação e circulação. Método: estudo descritivo e metodológico que ocorreu em três fases: na primeira, realizou-se uma revisão da literatura e uma oficina composta por sete experts para a construção dos marcos de competências; na segunda, participaram 15 experts para a validação de aparência e conteúdo por meio da Snowball Technique e da Técnica Delphi, realizada a análise de conteúdo das sugestões e calculado o Índice de Validação de Conteúdo para aferir a concordância quanto à representatividade de cada item; na terceira fase, participaram 13 experts, na qual houve a concordância final do material apresentado. Resultados: os experts em maioria eram enfermeiros, com pós-graduação e atuação profissional na temática do estudo. Foram construídos e validados marcos de competências para a formação do enfermeiro na abordagem das vias aéreas, respiratórias e circulatória. Conclusão: o desenvolvimento do estudo proporcionou a construção e validação dos marcos de competências. Ressalta-se sua originalidade e potencialidades para orientar docentes e pesquisadores de maneira eficiente e objetiva no desenvolvimento prático das competências na temática.

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Publicado

2019-03-25

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção e validação dos marcos de competências para formação do enfermeiro em urgências. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3061. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2631-3061