As perspectivas de gênero e geração nas narrativas de mulheres abusadas sexualmente na infância

Autores

  • Lucimara Fabiana Fornari Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem https://orcid.org/0000-0002-8655-6549
  • Karen Namie Sakata-So Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Emiko Yoshikawa Egry Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2771.3078

Palavras-chave:

Violência, Gênero e Saúde, Abuso Sexual na Infância, Delitos Sexuais, Enfermagem, Mídias Sociais

Resumo

Objetivo: analisar as narrativas de mulheres abusadas sexualmente na infância identificando questões relacionadas ao gênero e à geração. Método: pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada a partir de 214 relatos selecionados da campanha brasileira #primeiroassedio, ocorrida na rede social Twitter, coletados a partir de instrumento estruturado. Utilizou-se análise de conteúdo temática. Resultados: as meninas foram as principais vítimas de abuso sexual. Os perpetradores eram majoritariamente do sexo masculino e conhecidos. Das narrativas, emergiram cinco categorias: o abuso sexual no discurso dos agressores; a criança como objeto do prazer sexual; a infância violentada; o sentimento de culpa das vítimas e as repercussões do abuso sexual vivido na infância. Conclusão: o abuso sexual frequentemente acontece no contexto intrafamiliar e, mesmo que às vezes velado, identifica-se a subalternidade de poder das meninas nas relações de gênero e das crianças nas relações de geração. Analisar o abuso sexual sob as categorias gênero e geração contribui para uma compreensão aprofundada do fenômeno, direcionando as práticas de forma mais efetiva para o seu enfrentamento.

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Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As perspectivas de gênero e geração nas narrativas de mulheres abusadas sexualmente na infância. (2019). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 26, e3078. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2771.3078