Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica

Autores

  • Luciano Mazon Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000400014

Palavras-chave:

administração, enfermagem, educação

Resumo

O enfoque disciplinar moderno fundamenta-se em processos específicos, apresentando uma inclinação reducionista do conhecimento como conseqüência da postura científica altamente racional que promoveu a excessiva especialização e fragmentação, resultando em depauperamento do ser humano. Com o desenvolvimento das sociedades tendo em perspectiva a interconexão do conhecimento, buscando cada vez mais a instituição de dimensões mais ampliativas e globalizantes nas esferas do saber e do fazer, a tendência da disciplinaridade é ser transcendida. O objetivo deste trabalho é relatar experiência em programa de iniciação científica sob a ótica da interdisciplinaridade. No desempenho de papéis de orientado e orientador de áreas distintas - Administração e Enfermagem - estamos vivenciando o processo da interdisciplinaridade através do intercâmbio de idéias, ações e de investigação sobre recursos humanos e seu gerenciamento no campo da Enfermagem. No nosso entender, sua disseminação poderá contribuir para o oferecimento de subsídios capazes de fortalecer a interdisciplinaridade já no contexto da iniciação científica.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica. (2001). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 9(4), 83-87. https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000400014